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COMÉRCIO: O Perfil do Consumidor de Boa Vista do Buricá

09/12/2016 00:00 por SETREM Compartilhar
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O PERFIL DO CONSUMIDOR DE BOA VISTA DO BURICÁ

O consumidor de Boa Vista do Burica se mostrou fiel ao seu município, pois 74,81% dos entrevistados pretendem realizar as compras de final de ano no comércio local, os outros 25,19% preferem se deslocar ate outras cidades, destes a maioria optou por Três de Maio

A renda mensal individual dos entrevistados se divide em: 29,63% recebem até 01 salário mínimo; 31,11% entre 01 e 02 salários mínimos; 16,30% não possui rendimento; 9,63% recebem entre 02 e 03 salários mínimos; 7,41% entre 03 e 05 salários mínimos; 5,19% entre 05 e 10 salários mínimos; entre 10 e 20 salários mínimos foram contabilizados 0,74%;. Verificou-se que 36,30% utilizarão a remuneração periódica para as compras de final de ano.

Estimativa de quanto se pretende gastar na realização das compras. Nota-se que 25,93% pretendem gastar entre R$ 101,00 e R$ 200,00.

Origem dos recursos: 36,30% são originários de remuneração periódica, 33,33% do 13º salário, 14,07% reservas/poupanças, 8,15% de mesada, 1,48% de crediário, 6,67% utilizarão outras opções

Forma de pagamento: 64,44% em espécie (dinheiro), 14,81% utilizarão cartão de crédito, 11,11% crediário, 5,19% cheque, 3,70% cartão de débito, e apenas 0,74% farão empréstimo pessoal.

O principal motivo que leva os consumidores a realizar compra na sua cidade é a acessibilidade, representada por 22,52%, seguido por contribuir com o comércio local 18,87%. Já o principal motivo de se deslocarem até outra cidade é o preço, 25,74% optaram por esta alternativa, seguindo de 15,84% a diversidade de opções, 12,87% a variedade de produtos

A escolha do estabelecimento comercial é realizada em atendimento e 19,75% pelo preço 16,30%, 12,84% pela qualidade. Salienta-se que 42,22% sempre pesquisam o preço, e 29,63% às vezes realizam pesquisa antes de comprar.

Na segmentação dos produtos, há preferencia de 19,26% na compra de roupa, cama, mesa e banho, 15,80% em chocolates, 13,09% em brinquedos, 10,12% em bazar e 9,14% em calçados. 

O meio de comunicação que mais atinge a população, referente às divulgações da cidade, foi indicado como sendo, 60,00% o rádio, 20,00% a internet, 6,67% os materiais promocionais, 6,67% o veículo de som, 3,70% a televisão e 2,96% os jornais.

Em relação à visão ambiental verificou-se que 65,19% não levam em consideração compromissos sociais e ambientais da empresa no momento da compra e o destino dos resíduos das compras vão 45,19% direto para o lixo, 36,30% reutilizam, 15,56% reciclam e 2,96% queimam.

Ao analisar a intenção de compra pela internet, observa-se que 45,93% dos entrevistados disseram que compram pela internet. E o principal motivo da compra é o preço, com 59,68%.

Quanto ao destino das compras de final de ano 74,81% irão presentear membros da família, 18,52% irão se auto presentar, 5,93% presentear amigos e afins e 0,74% irão presentear um amigo secreto.

Fonte: Adams, Schaedler, Lima 2016.

Análises dos Resultados por Grupo de Estratificação da Pesquisa

Professor Orientador: Jesildo Moura de Lima.

Grupo de Pesquisadores

Gelson Adams e Juliane F. Schaedler

Post. Ari Fritzen

* Maiores informações sobre os dados estratificados da pesquisa, poderão ser obtidos com Professor Orientador e o grupo de estudantes responsáveis pela pesquisa.



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